sábado, 18 de junho de 2011

Escher no CCBB: alunos visitam a exposição

No dia 02 de junho de 2011, um grupo de 40 alunos das 8ªs séries acompanhados por mim, pelas profªs. Lilian e Fábia e também pela funcionária operacional Maria do Carmo, visitamos a exposição "O mundo mágico de Escher" no CCBB-Centro Cultural Banco do Brasil.

Mauritius Cornelis Escher
(Artista gráfico holandês)
17-6-1898, Leenwarden
27-3-1972, Hilversum
Escher, que trabalhou quase exclusivamente no âmbito da gravura, criou uma grande série de litografias impregnadas de geometrismo, figurativismo e ornamentalidade, por meio de uma relação lúdica com a realidade, que punha em dúvida a percepção óptico-lógica do observador. Traduziu visualmente e de um modo sugestivo problemas matemáticos e geométricos, como nas escadas que não parecem ter fim, e nas quais nem sequer fica claro onde se iniciam, finalizam ou em que direção se movem, em seus edifícios inacabados ou em suas fabulações caracterizadas por uma relação impressionante entre superfície e espaço.
Fonte: www.netsaber.com.br/biografias

A seguir, uma foto do artista e algumas reproduções de seus trabalhos:

(clique nas imagens para ampliar)








A seguir, algumas imagens da nossa visita:

(clique nas imagens para ampliar)






Quer saber mais sobre o artista e a exposição?
Siga esses links:

pt.wikipedia.org/wiki/Maurits_Cornelis_Escher
colunistas.ig.com.br/.../reinventando-o-mundo-magico-de-escher/
www.bb.com.br/.../page511,128,10173,1,0,1,1.bb
agendacult.wordpress.com/2011/04/28/escher-no-ccbb/ Alunos criam trabalhos a partir do estudo sobre o artista e também sobre as diferentes técnicas de gravura, porém, utilizando materiais bem simples, como placa de isopor, tinta guache, papel de seda e rolinho:

Nenhum comentário:

Postar um comentário